Blockchain
O Banco Central divulgou recentemente uma lista, contendo as instituições participantes do projeto piloto do Real Digital.
Cada uma das 16 listadas, atualmente colabora diretamente com o desenvolvimento de tecnologias para a nova economia tokenizada.
Durante evento da Febraban Tech 2023, o BlockTrends conversou com Luiz Fernando Lopes, gerente de plataformas digitais na Tecban, uma das atuantes no piloto do Real Digital.
Devido ao fato da TecBan ser uma empresa de tecnologia, Lopes diz olhar o Real Digital como uma tecnologia de pagamento, e não um meio de pagamento.
Nessa questão, ele aprofunda que, a tecnologia, principalmente por ser nova, tem uma questão importante a ser levantada: a educação e profissionalização de programadores blockchain.
“É necessário ter profissional qualificado, com conhecimento em solidity, que é específico para Hyperledger, a blockchain definida pelo Banco Central como a rede de Blockchain nos testes. Isso é uma dificuldade”, diz.
Lopes afirma que, atualmente, ainda existe uma falta de profissional capacitado em desenvolvimento de blockchain.
“Mesmo assim, quando a empresa encontra um profissional qualificado, está concorrendo com empresas de fora. As empresas vem pagando em dólar e euro, e você precisa subir a remuneração”.