Confira os destaques
Controverso desde sua origem, a história do desenvolvimento do modal ferroviário no país traz consigo um imbróglio que é debatido até os dias atuais.
Somente em 1997 a rede ferroviária recebeu suas primeiras concessões de malhas nas regiões Sul e Sudeste.
Daquele período até 2017, as ferrovias brasileiras deveriam ter recebido melhoria na ordem de R$119 bilhões, mas pouco, ou quase nada, foi destinado a estas novas fronteiras.
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Essa situação deve mudar somente em 2021, em função da Medida Provisória do Marco Ferroviário.
Parado há anos no Congresso, o Marco permite às empresas privadas enviarem projetos privados, não dependendo mais do governo federal para dar prosseguimento.
Juntos eles somam R$64 bilhões, ou mais da metade do investido em ferrovias durante os 20 primeiros anos de concessão. A prática é crucial para permitir uma agilidade já construção de ferrovias, uma vez que os projetos privados já nascem com âncoras.
Desde Agosto de 2021, quando a MP 1065/2021 foi promulgada, mais de uma dezena de projetos novos foram apresentados.
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