Em 1 mês o Brasil investiu mais em ferrovias do que nos últimos 10 anos

Confira os destaques

Controverso desde sua origem, a história do desenvolvimento do modal ferroviário no país traz consigo um imbróglio que é debatido até os dias atuais. 

Somente em 1997 a rede ferroviária recebeu suas primeiras concessões de malhas nas regiões Sul e Sudeste. 

Daquele período até 2017, as ferrovias brasileiras deveriam ter recebido melhoria na ordem de R$119 bilhões, mas pouco, ou quase nada, foi destinado a estas novas fronteiras.  

ESTE CONTEÚDO É OFERECIDO POR:

A maior gestora 100% Criptoativos da América Latina

CONHEÇA NOSSOS FUNDOS E ETFS

Continue a leitura

Essa situação deve mudar somente em 2021, em função da Medida Provisória do Marco Ferroviário.  

Parado há anos no Congresso, o Marco permite às empresas privadas enviarem projetos privados, não dependendo mais do governo federal para dar prosseguimento. 

Juntos eles somam R$64 bilhões, ou mais da metade do investido em ferrovias durante os 20 primeiros anos de concessão. A prática é crucial para permitir uma agilidade já construção de ferrovias, uma vez que os projetos privados já nascem com âncoras.

Desde Agosto de 2021, quando a MP 1065/2021 foi promulgada, mais de uma dezena de projetos novos foram apresentados.

Confira a matéria completa

Clique para ler