Notícias
A proibição imposta pela Comissão de Serviços Financeiros estará em vigor até junho de 2024. E se aplica a todas as ações listadas na Coreia do Sul.
As ações na Coreia do Sul tiveram uma forte alta na manhã desta segunda-feira (6) depois que o regulador financeiro do país proibiu completamente a venda a descoberto.
Desse modo, a decisão do regulador foi para acalmar os investidores de varejo antes das eleições parlamentares do próximo ano.
“Apesar das melhorias regulatórias anteriores, as preocupações permanecem altas sobre a formação justa de preços no mercado de ações doméstico[...]
[...] devido à repetida venda a descoberto ilegal por investidores institucionais globais”, disse o presidente da FSC, Kim Joo-hyun.
Ele acrescentou que a FSC usaria o período até junho do próximo ano para aprimorar as regulamentações sobre venda a descoberto.
“Adotaremos uma abordagem de tolerância zero às práticas ilegais de venda a descoberto nua”, disse Kim. “Os infratores serão severamente punidos e enfrentarão processos criminais.”
Os reguladores financeiros disseram no mês passado que planejavam impor multas a dois bancos de investimento globais, que não identificaram, em Hong Kong por sua venda a descoberto “rotineira e intencional” de ações.
A venda a descoberto nua é a prática ilegal de vender ações a descoberto sem antes emprestá-las. Ou confirmar que podem ser emprestadas.
Desse modo, a proibição reverte a decisão dos reguladores em 2021. As restrições haviam sido impostas durante a pandemia para sustentar o mercado de ações.
Kim, da FSC, disse no domingo que a proibição temporária “aliviaria fundamentalmente o campo de jogo inclinado entre investidores institucionais e de varejo”.