Confira os destaques

Conheça o Yuan digital, a criptomoeda que pode ter prazo de validade

Tomando a dianteira entre as grandes economias, o Banco Popular Chinês tem evoluído nos testes da sua própria criptomoeda, o “yuan digital”.

A nova invenção fornece ao governo Chinês ferramentas para monitorar sua economia e a população em tempo real.

A digitalização da moeda é uma forma mais simples e rápida de injetar trilhões na economia, algo que tem se tornado comum com os chamados “Quantitative Easing”, desde a crise de 2008, e que ganhou força com a pandemia.

Este material foi elaborado pela QR Capital Gestora de Recursos (“QR Asset Management”), gestora de recursos devidamente credenciada na Comissão de Valores Mobiliários - CVM. O investimento em Fundos de índice envolve riscos, inclusive de deslocamento do índice de referência e relacionados à liquidez das cotas no mercado secundário. Antes de investir no fundo, leia o Regulamento e as informações constantes no site https://www.qrasset.com.br/qdfi11, em especial, a seção fatores de risco. O site é a forma de divulgação de informações oficiais do fundo. Rentabilidade passada não é garantia de renatiblidade futura. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito - FGC. 

CLIQUE PARA CONHECER

Uma das possibilidades, garantida por se tratar de uma moeda “programável”, é a criação de moedas com “prazo de validade”.

Na prática, o governo poderia distribuir recursos que devem necessariamente ser gastos em determinado prazo, estimulando o consumo em detrimento da poupança.

A ideia do Banco Central gira em torno de alimentar um mercado já consolidado e existente na China, os apps WeChat e AliPay são aplicativos extremamente populares que “resolvem tudo”, incluindo transações virtuais por QR Code.

Confira a matéria completa

Clique para ler