Notícias
Em 11 de janeiro de 2009, Hal Finney se tornou o primeiro além de Satoshi a usar a rede Bitcoin, dias após a mineração do bloco gênesis. Hoje, exatos 15 anos depois, os ETFs de Bitcoin são aprovados.
Hal Finney é reconhecido por ser uma das primeiras pessoas a apoiar e contribuir para o projeto Bitcoin após a publicação do white paper por Satoshi Nakamoto.
Nascido em 4 de maio de 1956, ele teve uma carreira influente que abrangeu várias décadas e esteve intimamente ligada ao movimento cypherpunk, que defende o uso da criptografia como uma ferramenta para a privacidade e a mudança social.
Antes de seu envolvimento com o Bitcoin, Finney foi um dos primeiros desenvolvedores da PGP Corporation, contribuindo para o desenvolvimento do Pretty Good Privacy (PGP), um software de criptografia de e-mail que se tornou fundamental para a comunicação segura.
Finney se interessou pelo Bitcoin logo após a publicação do white paper de Satoshi Nakamoto em 2008. Ele foi uma das primeiras pessoas, senão a primeira, fora de Nakamoto, a rodar o software Bitcoin.
Finney foi o destinatário da primeira transação de Bitcoin, enviada a ele por Nakamoto, o que o coloca em um lugar especial na história do Bitcoin.
Sua habilidade técnica e visão para o potencial do Bitcoin e da tecnologia blockchain foram fundamentais para o desenvolvimento inicial e sucesso do Bitcoin.
Ele é frequentemente lembrado e respeitado na comunidade de criptomoedas tanto por suas contribuições técnicas quanto por sua postura ética e apoio ao ideal de uma moeda descentralizada.
Além de suas contribuições para o Bitcoin e a criptografia, Hal Finney foi conhecido por suas explorações em outras áreas da tecnologia, incluindo o desenvolvimento de videogames.
Infelizmente, Finney foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) em 2009. Mesmo com sua saúde deteriorando, ele continuou a programar e a se envolver com o Bitcoin até que se tornou fisicamente impossível.
Finney faleceu em 28 de agosto de 2014, mas deixou um legado duradouro no mundo da criptografia e das criptomoedas.