Confira os destaques

Como um ex-taxista construiu uma fortuna de $200 bilhões de dólares

Nascido em 1952, Vladimir Vladimirovich Putin foi um dos responsáveis diretos por tornar o país em um império que se estendia por 22,4 milhões de Km2.

Em uma URSS crescendo ascendentemente,  Putin se graduou em direito, e em 1973 entrou para a KGB, a sigla para “Comitê de Segurança do Estado”, e popularmente conhecido como o serviço de inteligência russo.

Seus primeiros anos não foram nada excepcionais, migrando de um cargo para o outro cumprindo aquilo que a agência oferecia: burocracia sem fim.

Nos anos seguintes, ascendeu na corporação até se tornar  tenente-coronel em 1991. 

Em agosto de 1991, em meio a uma tentativa de golpe de estado para derrubar Gorbachev e endurecer o regime, que em apoio ao seu principal aliado na época, Anatoli Sobchak, Putin renuncia ao cargo de tenente-coronel da KGB.

Sobchak era contra a posição da KGB que buscava manter o regime comunista, da mesma forma, Vladimir Putin também se opôs, ficando ao lado de Gorbachev.

Fiel aliado de Sobchak, Putin serviu como seu assessor especial enquanto este foi prefeito de São Petersburgo entre 1991 e 1996.

Após a derrota de Sobchak na tentativa de se reeleger, Vladimir Putin fez as malas direto para Moscou.

Desempregado, a história sempre retratou o período da ida para Moscou como um caminho direto para um cargo de assessoria na presidência da república.

Desempregado, a história sempre retratou o período da ida para Moscou como um caminho direto para um cargo de assessoria na presidência da república.

Este material foi elaborado pela QR Capital Gestora de Recursos (“QR Asset Management”), gestora de recursos devidamente credenciada na Comissão de Valores Mobiliários - CVM. O investimento em Fundos de índice envolve riscos, inclusive de deslocamento do índice de referência e relacionados à liquidez das cotas no mercado secundário. Antes de investir no fundo, leia o Regulamento e as informações constantes no site https://www.qrasset.com.br/qdfi11, em especial, a seção fatores de risco. O site é a forma de divulgação de informações oficiais do fundo. Rentabilidade passada não é garantia de renatiblidade futura. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito - FGC. 

CLIQUE PARA CONHECER

Porém, Putin revelou recentemente que passou por alguns momentos não revelados em sua carreira naquele momento. 

Putin mencionou que “apesar de ser difícil falar sobre, após o colapso tive de encarar algumas tarefas extras para fazer dinheiro, como dirigir um táxi”.

O período não foi exatamente especificado por Putin, mas o colapso soviético em 1991 o tornaria um dentre tantos agentes do Estado russo cujos salários simplesmente “não existiam”.

Foi neste cenário, que perdurou por anos, que Putin encontrou também alguns dos maiores aliados: os novos oligarcas russos.

Responsáveis por herdar as diversas estatais do URSS, os Oligarcas foram um passo importante para Putin se tornar presidente. 

A boa relação com os endinheirados fez de Putin uma força dentro do governo. Nesse contexto, ele passou a integrar o governo de Yeltsin. 

Yeltsin governou o país por 2 mandatos, até 1999.

Durante este período, os novos milionários que haviam surgido na Perestroika se tornariam então bilionários, criando bancos, empresas de comunicação, mídia e diversos outros setores.

Já havia entrado para a administração federal, primeiro como assessor e em 1998 assumindo o comando da FSB, a agência que substituiu a KGB.

Mais tarde, com apoio de Yeltsin e dos oligarcas, ele assumiu a disputa presidencial, ganhando, e se tornando-o então presidente. 

Com as boas relações com os oligarcas russos, Putin passou a receber participações e ''presentes'' para agradá-lo vindo dos empresários. 

Segundo Bill Browder, fundador da Hermitage Capital Management, um dos maiores fundos de investimento da Rússia, sua fortuna é de $200 bilhões, tornando-o segundo homem mais rico do mundo. 

Confira a matéria completa

Clique para ler