Como a Globo saiu do lucro ao prejuízo em 6 anos

Confira os destaques

Dona de 76% das verbas publicitárias para TV nos anos 90, a Rede Globo iniciou nesta década seu projeto de diversificação, rumo a internet

Dona de 76% das verbas publicitárias para TV nos anos 90, a Rede Globo iniciou nesta década seu projeto de diversificação, rumo a internet

De início, a empresa adquiriu participações em empresas de telefonia, buscando criar uma rede de cabos para prover Internet. O resultado foi um aumento de endividamento, com a empresa tendo de revisar suas metas

De início, a empresa adquiriu participações em empresas de telefonia, buscando criar uma rede de cabos para prover Internet. O resultado foi um aumento de endividamento, com a empresa tendo de revisar suas metas

Em 2000, o foco foi direcionado para os portais de conteúdo, como Globo.com, e a rede de canais na TV por assinatura

Em 2000, o foco foi direcionado para os portais de conteúdo, como Globo.com, e a rede de canais na TV por assinatura

Saneada da crise nos anos 90 que elevou seu endividamento de $496 milhões para $2,03 bilhões, a empresa chegou a 2015 com um lucro recorde

Saneada da crise nos anos 90 que elevou seu endividamento de $496 milhões para $2,03 bilhões, a empresa chegou a 2015 com um lucro recorde

Naquele ano a Globo atingiu uma posição sólida de caixa, além de R$3 bilhões em lucro Dali em diante, porém, empresas de streaming e a popularização da Internet levaram a empresa a ter de investir em serviços alternativos.

Naquele ano a Globo atingiu uma posição sólida de caixa, além de R$3 bilhões em lucro Dali em diante, porém, empresas de streaming e a popularização da Internet levaram a empresa a ter de investir em serviços alternativos.

Para piorar, desde 2017 a empresa vê uma desvalorização do dólar, que eleva sua dívida, e uma queda nos juros, que reduz sua receita financeira.

Para piorar, desde 2017 a empresa vê uma desvalorização do dólar, que eleva sua dívida, e uma queda nos juros, que reduz sua receita financeira.

Em 2021 a empresa viu suas receitas crescerem, mas o lucro desabar.  Foram R$750 milhões de receitas financeiras a menos, e um prejuízo de R$173 milhões.

Em 2021 a empresa viu suas receitas crescerem, mas o lucro desabar.  Foram R$750 milhões de receitas financeiras a menos, e um prejuízo de R$173 milhões.

A empresa foi ainda impactada por queda de publicidade federal, que tirou 1% da sua receita, ou R$150 milhões a menos por ano.

A empresa foi ainda impactada por queda de publicidade federal, que tirou 1% da sua receita, ou R$150 milhões a menos por ano.

Saiba mais

Acompanhe nosso trabalho

Twitter
Instagram