Notícias
Wang Chuanfu, fundador da BYD, cresceu órfão em uma das regiões mais pobres da China e agora é um dos homens mais ricos do país.
Sua empresa, BYD, ultrapassou a Tesla em vendas globais de veículos elétricos (EV), tornando-se a maior montadora de EV do mundo. No último ano, a BYD vendeu 42.000 carros a mais que a Tesla.
Chuanfu, nascido em 1966 na província de Anhui, foi criado por seus irmãos após a morte de seus pais. Ele estudou química na Universidade Central do Sul e obteve um mestrado em tecnologia de baterias.
Posteriormente, trabalhou como pesquisador governamental antes de fundar a BYD em Shenzhen com seu primo, Lu Xiangyang. A empresa rapidamente se tornou líder no mercado de baterias recarregáveis.
A BYD entrou na bolsa de valores de Hong Kong em 2002, já sendo a maior produtora de baterias recarregáveis da China.
Em 2003, Chuanfu comprou a fabricante de carros estatal falida Tsinchuan Automobile, renomeando-a para BYD Auto.
Apesar das ações terem despencado inicialmente, a empresa lançou o sedã F3 em 2005, que se tornou líder de vendas na China.
Em 2008, a Berkshire Hathaway de Warren Buffett investiu US$ 232 milhões na BYD. Chuanfu, diferente de Jack Ma, manteve-se fora dos holofotes.
A BYD ganhou contratos de transporte público em cidades chinesas e internacionais, superando a Tesla em vendas de EV. Chuanfu tem um patrimônio líquido de US$ 14,8 bilhões.
A BYD agora visa mercados fora da China, com planos para construir sua primeira fábrica europeia na Hungria e uma participação de 10% no mercado global de EV, excluindo os EUA e a Europa.
A empresa anunciou um aumento de investimentos no Brasil, com uma fábrica em Camaçari, Bahia, e está expandindo a produção no exterior com uma fábrica na Tailândia e outra na Hungria.