Notícias
Segundo a mídia estatal chinesa, essa negociação faz parte dos esforços da SHPGX para atender a uma instrução governamental de utilizar o e-CNY em comércio transfronteiriço, entre fronteiras.
O jornal estatal China Daily relatou nesta segunda-feira (24) que a PetroChina realizou a primeira transação de petróleo bruto usando a moeda digital do banco central da China, e-CNY (CBDC).
O China Daily informou que a PetroChina adquiriu um milhão de barris de petróleo bruto na Bolsa de Petróleo e Gás Natural de Xangai (SHPGX).
A SHPGX divulgou a transação com moeda digital na sexta-feira, mas a identidade do vendedor e o valor da negociação não foram revelados.
A notícia surge no momento em que o banco central da China avança na infraestrutura para a adoção em massa de seu CBDC.
O Global Times relatou que a China Telecom e a China Unicom estão envolvidas em um projeto colaborativo que inclui uma carteira de cartão SIM.
Esta carteira conecta os telefones móveis dos usuários às suas carteiras digitais de yuan controladas centralmente.
Mesmo se o telefone do usuário estiver desligado ou desconectado da internet, os usuários podem usar as carteiras de cartão SIM, conforme informado.
O Global Times destacou que a declaração do BOC descreveu a introdução da carteira física e-CNY como um meio de aprimorar segurança, confiabilidade e conveniência nas transações digitais.