Confira os destaques

Brasil tem 4 dos 10 bancos mais rentáveis do mundo

Um estudo divulgado pela consultoria Economatica,  considerando bancos com ativos acima de $100 bilhões, coloca o Brasil como terra de 4 dos 10 bancos mais rentáveis do planeta.

O ranking elaborado pela consultoria brasileira considera o retorno sobre o patrimônio, chamado de “ROE”.

Na lista, o banco mais rentável do país é o Santander, com 18,9% de margem de lucro, segundo pelo Itaú, com 17,3%, Banco do Brasil com 15,3% e o Bradesco com 15,2%.

Este material foi elaborado pela QR Capital Gestora de Recursos (“QR Asset Management”), gestora de recursos devidamente credenciada na Comissão de Valores Mobiliários - CVM. O investimento em Fundos de índice envolve riscos, inclusive de deslocamento do índice de referência e relacionados à liquidez das cotas no mercado secundário. Antes de investir no fundo, leia o Regulamento e as informações constantes no site https://www.qrasset.com.br/qdfi11, em especial, a seção fatores de risco. O site é a forma de divulgação de informações oficiais do fundo. Rentabilidade passada não é garantia de renatiblidade futura. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito - FGC. 

CLIQUE PARA CONHECER

A rentabilidade dos bancos brasileiros, que historicamente supera a dos americanos, vem diminuindo com o tempo.

Entre 2010 e 2021 o retorno dos bancos brasileiros caiu em média 6,6%, para 16,5%, ainda superior à média americana, que fica entre 8 e 11%, mas em queda.

A concorrência com fintechs e a queda na taxa de juros têm sido apontadas como causadoras das maiores dificuldades do setor bancário por aqui.

Ainda assim, a concentração do setor permanece elevada, com novos bancos tendo dificuldades em penetrar no mercado.

Confira a matéria completa

Clique para ler