Notícias
O Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, comemora nesta segunda-feira (4), o seu 25º aniversário.
Ao longo dos anos, a gigante lançou uma série de produtos e serviços revolucionários, desde seu mecanismo de busca até plataformas como o YouTube, Android e o Maps.
Todavia, vale ressaltar que toda empresa sempre erra em produtos, ou fracassa em algum momento. A Google não é uma exceção.
O Orkut, por exemplo, foi uma das primeiras redes sociais de grande sucesso, especialmente no Brasil, e a empresa por trás era a Google.
No entanto, com o passar dos anos e o surgimento de outras plataformas sociais, como o Facebook, o Orkut começou a perder sua relevância. Nesse sentido, a empresa decidiu desativar a rede social em 2014.
O Google Glass, lançado em 2013, foi um dispositivo de realidade aumentada em forma de óculos. Porém, suas vendas foram interrompidas em 2015.
Embora tenha gerado muito interesse inicialmente, preocupações com a privacidade, o alto preço e a falta de aplicativos práticos levaram ao seu declínio.
Google+, lançado em 2011, foi criado na tentativa de ser uma rede social, mas não conseguiu tração significativa para se manter, sendo encerrado em 2019.
Google Wave, introduzido em 2009, foi uma plataforma de comunicação e colaboração online. No entanto, muitos usuários acharam o Wave complicado e não viram um propósito claro para ele. Sendo descontinuado em 2012.
Project Ara, anunciado em 2013, era uma iniciativa para criar um smartphone modular, onde os usuários poderiam trocar componentes individuais ao invés de comprar um novo telefone, porém, foi suspendido em 2016.
Google Stadia, o mais recente, foi sua tentativa de entrar no mercado de jogos em nuvem. Mas a falta de exclusivos e complexidade de desenvolvimento, levaram a seu fracasso. Se encerrando em 2023.