Categorias: EconomiaNotícias

Quem foi Mansa Musa, o homem mais rico que Jeff Bezos e Elon Musk juntos

No mês de outubro ocorreu um fato um tanto quanto inédito no mundo dos bilionários, pela primeira vez na história, o patrimônio do homem mais rico do mundo ultrapassou a marca dos $300 bilhões. O homem em questão, Elon Musk, com sua participação na Tesla Inc. valorizando mais de 154% no ano. 

Mas se engana quem pensa que Musk é o homem mais rico da história, pelo contrário. Esse posto pertence a um homem não tão conhecido pela sociedade moderna, o rei africano Mansa Musa. 

Então, quem foi Mansa Musa e como ele adquiriu uma riqueza tão inimaginável? Aqui está tudo que você precisa saber sobre a pessoa mais rica de todos os tempos:

O “Rei dos Reis”

Musa nasceu em 1280, e Mansa significa ‘Sultão’ na língua nativa de Mandinka falada na região. Ele subiu ao trono em 1312 e em seu reinado de 25 anos, o Reino do Mali se expandiu intensamente para incluir as nações atuais de Senegal, Mali, Burkina Faso, Níger, Guiné e Costa do Marfim, dominando uma área de aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros quadrados. 

Sob o comando de Musa, o império de Mali atingiu um status inimaginável de riqueza, proveniente das grandes posses de ouro, que segundo os historiadores “são impossíveis de mensurar”. 

Em 2014, a revista Money criou uma lista com as pessoas mais ricas de todos os tempos, na qual Musa ocupa a primeira posição, e em segundo lugar vem Augusto, primeiro imperador de Roma. A revista assumiu que Musa era “mais rico do que qualquer pessoa possa descrever”. 

Pesquisando um pouco mais a fundo, é possível se estabelecer um valor entre os $415 bilhões referentes à fortuna de Musa, o que corresponde a mais que o dobro da fortuna de Bezos. 

Mesmo sendo tão rico, quase todas as documentações históricas sobre o rei africano foram feitas devido a um acontecimento em específico, a grande peregrinação Hajj. A peregrinação a Meca é um dos cinco principais pilares do Islã, e Mansa Musa decidiu embarcar no Hajj em 1324-1325. 

Essa foi uma das maiores caravanas que já cruzaram o Saara, contando com uma comitiva que incluía 8.000 cortesãos, 12.000 servos e 100 camelos carregados de ouro puro.

Mas, não foi como qualquer outra viagem já testemunhada, Musa literalmente pavimentou seu caminho para Meca com ouro e colocou seu reino no mapa.

Musa era famoso por sua generosidade e piedade, ele construiu uma mesquita todas as sextas-feiras durante sua jornada e deu tanto ouro que desestabilizou a economia em partes da região por anos, além de desvalorizar consideravelmente o ouro.

Esse acontecimento fez com que quase todo o Egito fosse levado à crise, o “Rei dos Reis” doou tanto ouro para os pobres enquanto passava pelo Cairo, capital do Egito, que levou o preço do ouro a despencar em todo país, causando um verdadeiro colapso financeiro na economia egípcia. 

Quando Mansa Musa estava vivo, seu investimento na educação islâmica no Mali atraiu muitos estudiosos, poetas e artesãos muçulmanos para seu império. Eles se reuniram em Timbuktu, que rapidamente se tornou conhecida como uma das cidades mais proeminentes do mundo islâmico.

Musa governou o Império do Mali por cerca de 20 anos, durante esse tempo, ele estendeu o alcance de seus portos comerciais significativamente e se tornou um dos governantes mais poderosos de sua época, até sua morte, que é estimada entre os anos de 1332 e 1337. 


Você pode curtir também ler estes textos aqui:

COM 4 EM CADA 10 HABITANTES NA POBREZA, ARGENTINA SE ENCAMINHA PARA O 11° CALOTE

BUSER, A EMPRESA QUE QUEBROU O OLIGOPÓLIO RODOVIÁRIO SE VÊ AMEAÇADA PELA REGULAÇÃO

Hugo Montan

Estudante e funcionário da QR Capital.

Comentar

Posts Recentes

Carteiras com mais de 1000 BTCs voltaram a acumular, mostra análise on-chain

Grupo que inclui os maiores investidores de Bitcoin tem aumentado compras enquanto o preço segue…

3 horas atrás

Personagem de Billions sofre ataque cardíaco em teaser da nova temporada e derruba ações da Peloton

Teaser da sexta temporada da novelinha favorita do mercado financeiro mostra Wags sofrendo um ataque…

5 horas atrás

Moody’s rebaixa nota de El Salvador por investimento em Bitcoin

Agência de risco mundialmente famosa por ter avaliado títulos subprime como de baixo risco, Moody’s…

8 horas atrás

Capitalização das ‘NFTs de macacos’ cresceu 50% no último mês

Adquiridos por diversas celebridades, a capitalização da coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC) em tokens…

3 dias atrás

Planta da Shell feita para capturar carbono está emitindo mais carbono do que capturando

Além de milhões de barris de petróleo, a refinaria Quest CCS de propriedade da Shell…

3 dias atrás

Elon Musk critica Twitter por perder tempo com NFTs enquanto ignora golpistas

Golpistas se utilizando da imagem de figuras públicas tem infestado a rede social, cujo foco…

3 dias atrás

Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.

Política de Privacidade