Artigo

divulgação live

QR Capital anuncia live com Tallis Gomes e Fernando Carvalho nesta terça (16/06)


Por Marcelo Campos
Junho 15, 2020

158

A QR Capital realizará mais uma live nesta terça-feira (16/06), às 20h. Os convidados desta semana são Tallis Gomes, empreendedor serial, fundador do Easy Taxi e Singu, e Fernando Carvalho, Fundador e CEO da QR Capital. A conversa será mediada por Felippe Hermes, editor do Blocktrends. 

Discutindo sobre “O futuro do capitalismo brasileiro”, a live buscará compreender como a crise econômica gerada pelo novo coronavírus pode modificar hábitos de consumo e incentivar a retomada da economia através da livre iniciativa.  

O futuro do capitalismo brasileiro

Se você não hibernou nos últimos seis meses, provavelmente percebeu que a pandemia vem modificando os hábitos de consumo dos brasileiros. Claro que, com a maior parte da população seguindo o isolamento social nos meses de março, abril e maio, era natural que a oferta encontrasse novos caminhos para uma demanda represada.

Por isso, no Brasil, uma das principais mudanças estruturais ocasionadas pela Covid-19 tenderá a ser um aumento na participação do e-commerce no varejo brasileiro. Desde a cambaleante regulamentação do setor no governo Dilma, grandes varejistas pisaram no freio e pequenos negócios quebraram com as barreiras burocráticas da nova lei. 

No entanto, como tecnologias disruptivas tendem a atropelar burocratas de plantão, o setor se renovou e, mesmo com dificuldades, conseguiu representar entre 4% e 5% do varejo brasileiro em 2020. Mas o atraso legislativo fica evidente quando observamos a participação do setor de e-commerce em outros países. Na China, por exemplo, 30% de todo o varejo se dá em compras online, nos Estados Unidos 18% e no Reino Unido 11%.

Acompanhe as tendências da indústria de blockchain.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine nossa newsletter e acompanhe as tendências da indústria de blockchain.

Especialistas do setor varejista brasileiro tendem a evitar um otimismo exacerbado no momento, tendo em vista que a possível queda de quase 7% do PIB em 2020 tem sua origem na redução do consumo e em mudanças de expectativas do consumidor.

Mesmo assim, de casa, a pandemia nos faz questionar: como a iniciativa privada retomará o crescimento? Ampliar os empregos formais ou abraçar a gig economy? Como evitar que grandes redes pratiquem dumping em suas plataformas? Essa e outras perguntas serão respondidas amanhã, às 20h, no canal da QR Capital no YouTube.

Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.

158 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail
Close Bitnami banner
Bitnami