O resultado das pesquisas eleitorais de grandes mídias internacionais foi um pesadelo nestas eleição para presidente dos EUA. Contudo, existe uma empresa brasileira que pode se gabar de mais acertar sobre a eleição. A AtlasIntel, empresa brasileira de pesquisa e análise de dados, ganhou destaque mundial por sua precisão nas previsões eleitorais. Especialmente na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2020 e agora de 2024.
Em 2020, a empresa apresentou uma margem de erro média de apenas 1,94 pontos percentuais. Portanto, a menor entre todas as instituições que participaram da cobertura eleitoral americana naquele ano.
A eleição presidencial dos Estados Unidos em 2024 foi marcada por uma disputa acirrada entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump. As pesquisas de intenção de voto convencionais indicavam um cenário de empate técnico, com variações dentro da margem de erro.
Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre Bitcoin.
Por exemplo, uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada em 29 de outubro mostrava Harris com 44% das intenções de voto e Trump com 43%. Além disso, análises de estados-chave, como a Pensilvânia, apontavam uma liderança de Harris com 50% contra 46% de Trump.
No entanto, o resultado oficial da eleição confirmou a vitória de Donald Trump, que obteve 295 votos no Colégio Eleitoral, enquanto Kamala Harris alcançou 226 votos.
Mas novamente, a empresa brasileira AtlasIntel foi a que chegou mais perto. A dois dias da eleição presidencial nos Estados Unidos, a pesquisa da AtlasIntel colocou Donald Trump na liderança nos sete estados-pêndulo, os chamados swing states, sugerindo que o ex-presidente teria reais chances de voltar à Casa Branca.
Com uma vantagem média de 3,2 pontos percentuais sobre Kamala Harris nesses estados, a pesquisa AtlasIntel mostrou um cenário favorável para Trump.
A fundação da empresa foi em 2017 por Andrei Roman. Depois disso, a AtlasIntel rapidamente se diferenciou por sua abordagem inovadora, segundo conta em seu site oficial.
Conforme o site, enquanto a maioria dos institutos tradicionais de pesquisa se apoia em métodos de coleta de dados por telefone ou presenciais, a AtlasIntel utiliza uma metodologia predominantemente digital, baseada em coleta de dados online, análise de big data e modelagem avançada.
Isso permitiu à empresa captar nuances do comportamento dos eleitores que outros métodos mais convencionais não conseguem acessar com a mesma precisão e rapidez. A metodologia da AtlasIntel combina a coleta de dados digitais com algoritmos avançados de pós-estratificação.
O primeiro passo da empresa é recrutar eleitores através de plataformas digitais, captando uma amostra diversificada e abrangente. O método tem a vantagem de alcançar eleitores em diferentes contextos geográficos e socioeconômicos com menos custos e de forma mais ágil.
Em seguida, a AtlasIntel aplica algoritmos de machine learning e técnicas de pós-estratificação para ajustar a amostra. Desse modo, garantindo que ela seja representativa da população. Com isso, consegue-se corrigir possíveis distorções, ajustando a amostra para refletir com maior precisão a distribuição demográfica e comportamental do eleitorado.
Feito isso, a empresa brasileira combina os dados coletados nas pesquisas com informações extraídas de outras fontes digitais sobre a eleição. Como redes sociais e pesquisas de tendência, para identificar padrões emergentes no comportamento eleitoral.
Essa integração de dados permite à AtlasIntel antecipar mudanças de opinião e captar o impacto de eventos recentes. Algo que métodos convencionais têm mais dificuldade em fazer em tempo real.
Por fim, ainda segundo a empresa, a AtlasIntel utiliza técnicas de correção em tempo real. Assim, a empresa consegue ajustar suas projeções à medida que novas informações surgem. Isso é crucial em um ambiente político dinâmico, onde eventos de última hora podem influenciar as intenções de voto de maneira significativa.
O sucesso da AtlasIntel não se limita aos Estados Unidos. Em 2019, a empresa brasileira apresentou uma precisão impressionante nas eleição presidencial da Argentina, com uma margem de erro média de apenas 0,62 pontos percentuais.
Em 2020, durante as eleições municipais no Brasil, a empresa foi a que apresentou maior precisão nas capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Porto Alegre. Esses resultados reforçam a reputação da AtlasIntel como um dos institutos de pesquisa mais confiáveis e inovadores no mercado.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com
A história pode não se repetir, mas rima. E os entusiastas da indústria dançam ao…
Na época, Thomas foi contratado para criar um vídeo animado explicando como o Bitcoin funcionava.
É bastante curioso, uma vez que a França mantém uma posição de destaque no mercado…
A breve queda fez um papel de limpar a alavancagem do mercado, e isso entrega…
Apesar do recuo para abaixo de US$ 100 mil nos últimos minutos, o Bitcoin atingiu…
Para Vinicius Bitelo, analista de criptoativos do BlockTrends PRO que recomenda a Sui há semanas,…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade