Em documentário da HBO que prometeu revelar a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, criador anônimo do Bitcoin, as provas apontam para Peter Todd. Apesar do documentário focar bastante em Adam Back, experiente criptográfico, Peter Todd é a decisão final do longa (mesmo que de forma inconclusiva). Ele nega.
Peter Todd, ou potencialmente Satoshi Nakamoto segundo o documentário “Money Electric: The Bitcoin Mystery da HBO, é um professor canadense e administrador acadêmico. Ele foi reitor da Faculdade de Administração Desautels da McGill University de 2005 a 2014. De julho de 2015 a outubro de 2020, ele atuou como diretor da HEC Paris.
Apesar do histórico forte na área, Peter Todd nega que seja Satoshi Nakamoto em entrevista à HBO. Entre as provas que o documentário apresentou está uma postagem no blog Bitcointalks, onde supostamente Todd alternava entre as duas ‘personas’ (ele mesmo, e Satoshi).
A uma certa altura, ele teria feito uma confusão, e respondido a Satoshi Nakamoto como Peter Todd, mas ainda achando que estava pelo perfil do criador do Bitcoin, apontou o documentário da HBO.
Ele mesmo, e diversos entusiastas que o seguem há anos, deram risadas do argumento e disseram que a resposta na realidade é Todd ironizando Satoshi, e respondendo de forma cítrica.
Portanto, supostamente a forma irônica de como Peter Todd respondeu à Satoshi Nakamoto parece ser um complemento à postagem inicial do criador do Bitcoin. Apesar disso, contextos como as aspas no texto, e a linguagem em blogs da época podem reforçar que a HBO está redondamente enganada.
Além disso, outro argumento do documentário da HBO é um registro de bate-papo onde Todd se refere a si mesmo como o “maior especialista do mundo em como sacrificar seus bitcoins”. Ele afirma ter realizado tal ação.
O longa retrata essa fala ao fato do Satoshi Nakamoto ser o maior detentor de Bitcoin do mundo, com 1,1 milhão de unidades. Apesar disso, se decidisse vender poderia gerar a curto prazo um desespero, e uma pressão vendedora esmagadora o que faria o preço derreter.
Contudo, Peter Todd afirma que estas suposições são ridículas, e que “Vai ser muito engraçado quando você colocar isso no documentário e um bando de bitcoiners assistir”.
A leitura desta frase são duas, e a segunda é a mais forte de todas. A primeira é que Satoshi Nakamoto pode não ser uma pessoa específica. Muitos esquecem da possibilidade de ser um grupo de pessoas, que pode sim ter Peter Todd como membro, o que não deixaria a HBO totalmente errada.
E mais do que isso, para muitos ideológicos e entusiastas do Bitcoin. o documentário da HBO mostrou que pouco importa quem é Satoshi Nakamoto. Hoje ele é muito mais uma ideologia do que qualquer outra coisa, conforme mostra a reação da comunidade nas redes sociais.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com
A história pode não se repetir, mas rima. E os entusiastas da indústria dançam ao…
Na época, Thomas foi contratado para criar um vídeo animado explicando como o Bitcoin funcionava.
É bastante curioso, uma vez que a França mantém uma posição de destaque no mercado…
A breve queda fez um papel de limpar a alavancagem do mercado, e isso entrega…
Apesar do recuo para abaixo de US$ 100 mil nos últimos minutos, o Bitcoin atingiu…
Para Vinicius Bitelo, analista de criptoativos do BlockTrends PRO que recomenda a Sui há semanas,…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade