O YouTuber que foi dono de $620 bilhões por 7 minutos
Uma refinaria modelo construída pela empresa anglo-holandesa Shell com o objetivo de capturar carbono, gás ligado ao aquecimento global está na verdade emitindo mais gases, como metano, do que captura.
Segundo um relatório produzido pela Global Wtiness, a refinaria da Shell em Alberta, no Canadá, está emitindo o mesmo que 1,2 milhão de carros movidos a gás natural.
A despeito de ter custado aos pagadores de impostos ao menos $654 milhões em subsídios (ante um custo total de $1 bilhão), a planta emitiu 7,2 milhões de toneladas contra 5 milhões capturadas no período entre 2015 e 2019.
Mais do que reduzir as emissões, que chegaram a 34,81 bilhões de toneladas em 2020, as tecnologias de captura de carbono tem sido uma promessa relevante na luta contra o aquecimento global, e parte da política de empresas como a própria Shell para atingir zero emissões em 2050.
Segundo a organização responsável pelo estudo, a planta tem capturado em média 48% do carbono emitido pelas operações da shell no mesmo local, contra uma promessa de 90%.
A planta, chamada de “Quest CCS” pela empresa, foi construída para capturar o carbono emitido pela produção de petróleo utilizando as areias betuminosas no Canadá, que produzem apenas na região de Alberta 3,5 milhões de barris por dia (pouco mais que a produção total no Brasil).
O alerta da ONG, que menciona o fato de a tecnologia de captura estar sendo utilizada para impulsionar a produção de petróleo, é direcionado especialmente para governo que veem nas tecnologias de captura uma maneira mais fácil de reduzir o total emitido do que reduzir padrões de consumo.
O maior desafio da indústria, porém, segue no preço de capturas do tipo.
A usina, que custou $1 bilhão, tem potencial para reduzir as emissões em 1,2 milhão de toneladas por ano, a um custo de $45 por tonelada. Replicar o modelo para o total de emissões globais custaria cerca de $32 trilhões, ou 40% da economia global, além de um custo anual de $1,6 trilhão de dólares se o objetivo for de fato zerar as emissões.
Para empresas atuantes no setor, porém, é possível reduzir os custos, tornando economicamente viável a captura, em especial por conta da utilização do carbono capturado como insumo na produção agrícola.
Ainda assim, a conta demanda também uma redução de novas emissões, o que demandará substituição de meios carbono-intensivos.
Em uma pesquisa realizada pelo próprio Federal Reserve, foi revelado que cerca de 12% dos…
Em evidência por conta de suas previsões nada animadoras sobre pandemias, Bill Gates se tornou…
Em busca de captar $1,7 bilhão em uma nova rodada de investimentos, a SpaceX alavancou…
Programa de moradia popular do governo federal sofre com alta no preço dos materiais de…
Um detalhe técnico típico do valuation de empresas de risco fez do youtuber britânico Max…
Absorvendo uma grande parte do fluxo de fuga da UST, a USDC, stablecoin da Coinbase,…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade
Comentar