A GameStop, ícone da era das “memestocks” (ações memes), e símbolo da revolta de investidores de varejo contra Wall Street em 2021, quer comprar US$ 4,6 bilhões em Bitcoin.
Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
Após causar um tumulto, e quebrar grandes investidores com um imenso short squeeze, agora a empresa de jogos está novamente no centro das atenções. Desta vez, por motivos que extrapolam o mercado de ações.
Em comunicado, a empresa revelou uma atualização em sua política de investimentos. Agora, ela poderá alocar parte de seu caixa em ativos de criptomoeda, incluindo Bitcoin e stablecoins lastreadas em dólar.
A decisão marca uma guinada ousada na estratégia financeira da companhia e aproxima a GameStop de outras empresas visionárias como Tesla e MicroStrategy, que já adicionaram Bitcoin ao seu balanço patrimonial.
No caso da GameStop, o movimento não apenas reposiciona a marca para o futuro digital. Além disso, também pode representar uma tentativa de reinventar sua narrativa após anos de incerteza no varejo físico de videogames.
Segundo o trecho do comunicado oficial, agora incorporado aos relatórios da companhia, a nova política de investimentos da GameStop autoriza alocações em “ativos de criptomoeda, incluindo Bitcoin e stablecoins denominadas em dólar”.
O texto também alerta para riscos associados a essa classe de ativos, como volatilidade de preços e questões regulatórias. Mas reforça que a decisão faz parte de uma abordagem mais ampla para diversificação e maximização de retorno.
Embora a empresa não tenha divulgado o montante exato que pretende investir, a GameStop detém um caixa para alocação de até US$ 4,6 bilhões. O que, em Bitcoin, seria o equivalente a aproximadamente 54.000 BTC aos preços atuais.
Se confirmada, essa compra colocaria a GameStop entre os cinco maiores detentores corporativos de Bitcoin no mundo. Atrás apenas de gigantes como a própria MicroStrategy, que detém mais de 500.000 BTC.
A GameStop tornou-se mundialmente famosa em janeiro de 2021, quando milhares de investidores organizados no Reddit e outras plataformas sociais impulsionaram o preço de suas ações, desafiando fundos de hedge que apostavam na sua queda.
Desde então, a empresa passou por várias reestruturações e flerta com iniciativas tecnológicas. Incluindo a criação de uma plataforma de NFTs e integração com carteiras cripto.
Com essa nova política, a GameStop parece querer consolidar seu lugar como uma companhia sintonizada com o universo digital.
A entrada no Bitcoin, além de atrair atenção institucional e midiática, também pode fortalecer a base de investidores de varejo. Um público que, historicamente, mostra entusiasmo por criptoativos.
Apesar do entusiasmo, o próprio comunicado da GameStop destaca os riscos: “Se a companhia adquirir Bitcoin […] estará exposta a certos riscos associados”, diz o documento. Isso inclui volatilidade extrema, mudanças regulatórias e possíveis perdas contábeis em caso de quedas bruscas no preço do ativo.
No entanto, há também uma narrativa otimista: ao adicionar Bitcoin ao seu balanço, a GameStop se protege contra a inflação e diversifica além de ativos convencionais.
Além disso, a iniciativa está em linha com a tendência crescente de tokenização e adoção institucional de criptomoedas.
A aposta em Bitcoin como um ativo de reserva de valor está cada vez mais presente entre empresas dispostas a assumir uma postura pró-inovação — principalmente em um contexto de juros reais baixos e desvalorização cambial em várias partes do mundo.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com
Confira essa montanha-russa e entenda de uma vez por todas como o BTC virou o…
A gestora revela que veio para ratificar o que o analista Cauê Oliveira, do BlockTrends,…
A partir de agora, essas instituições não precisarão mais informar previamente sobre esse tipo de…
O incidente, que aconteceu em 22 de março, não teve impacto financeiro ou operacional para…
Em abril deste ano, Vitalik Buterin, uma das mentes por trás do Ethereum, trouxe uma…
Em parceria com a corretora global OKX, Albani decidiu tornar pública sua carteira de investimentos…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade