Isso é o quanto de grana Elon Musk tem “debaixo do colchão”

Nesse final de semana, em sua conta do Twitter, Elon Musk gerou uma certa polêmica após responder um Tweet de Eli David, um pesquisador e membro do conselho de tecnologia da Forbes. No Tweet, Eli exibia uma matéria da CNN que alegava que com 2% da fortuna de Musk ($6 bilhões), seria possível acabar com a fome do mundo. 

Em sua resposta, Musk disse que se a UN World Food Program (WFP), entidade responsável pela pesquisa divulgada, fosse capaz de descrever como os $6 bilhões sanariam a fome do mundo em uma Thread ele venderia as ações da Tesla naquele exato momento e realizaria a doação. 

Sendo a figura icônica por trás da transição energética pregada pelos veículos elétricos da Tesla e da expansão multi-planetária da SpaceX, Elon Musk é no mínimo um dos principais protagonistas desse século. 

Embora todo mundo tenha noção de que Elon Musk é um dos maiores bilionários do mundo, e possivelmente a pessoa mais rica da história da humanidade segundo a Forbes, poucas pessoas entendem ao certo como a alocação de recursos de grandes bilionários funciona. 

Segundo o Bloomberg Billionaires Index, Musk não apenas é a pessoa mais rica da atualidade como também a primeira pessoa da história a atingir a marca de $311 bilhões de dólares em seu patrimônio. Apenas nos últimos 12 meses, esse montante cresceu em 83,3% ($259 bilhões) com a valorização de suas participações na Tesla e SpaceX

Fonte: Bloomberg Billionaires Index

No papel, a riqueza de Musk é maior que o PIB de 80% dos países do mundo, sendo equivalente a 4x o Twitter, 1 milhão de Tesla Roadsters e 53,2 bilhões de Big Mac’s. 

Mesmo que esses números impressionem, Musk leva uma vida simples, morando em uma casa pré-construída de 36 metros quadrados na fábrica da SpaceX no Texas, e na verdade, tem grandes dívidas em seu nome. 

Em 2020, o jornal Financial Post revelou que Musk realizou pedidos crescentes de crédito pessoal para bancos como Morgan Stanley, Goldman Sachs e Bank of America, devendo um total de $548 milhões em empréstimos para os bancos.

A razão para isso é simples, Musk provavelmente possui muito pouco dinheiro líquido em suas contas bancárias, sendo a maioria de seu patrimônio alocado em suas participações majoritárias na SpaceX e Tesla.  

Os empréstimos servem como uma forma de burlar impostos, uma vez que eles são tomados disponibilizando ações como colaterais, e posteriormente são pagos com dinheiro proveniente de outro empréstimo, que também é realizado via ações colaterais. Dessa forma, Musk nunca perde controle sobre suas ações e paga suas contas sem a necessidade de deter patrimônio líquido (mais facilmente tributado). 

Práticas como essas estão sendo questionadas por democratas como Elizabeth Warren, que encabeçou o plano de mudar a legislação tributária americana em busca de tributar ao menos 3% do patrimônio total de bilionários. 

Na prática, com o projeto de Warren, Musk seria forçado a vender suas participações ano a ano, provocando além de queda nas ações, o que diminuiria o valor da empresa, e em uma situação ainda mais esdrúxula, reduziria a arrecadação. Tudo, claro, sem usufruir da empresa que criou.

O caso é uma opção, não uma regra. Jeff Bezos, o agora medalhista de prata, tem por prática vender 1% de sua participação na Amazon todos os anos para custear sua outra empresa, a Blue Origin, além de investir em startups. Por conta disso Jeff deixa na mesa 45% em imposto.

Atualmente Musk detém 193,3 milhões de ações da Tesla ($216,5 bilhões), representando 20,7% do total das ações em circulação, e tem uma participação de 48% da SpaceX (que não é listada na bolsa americana). 

No último mês a SpaceX se tornou a 2° maior startup do mundo, sendo avaliada em $100 bilhões, dessa forma, podemos estimar que a participação significa um total de $48 bilhões para seu patrimônio.

Estas participações são peças chave para que Musk mantenha seu comando sob suas empresas, e atinja seus principais objetivos que segundo ele mesmo, são: Auxiliar na transição da matriz energética mundial e tornar a humanidade uma espécie multi-planetária. 

Na soma total, restam $44,8 bilhões que estão distribuídos em suas outras empresas como SolarCity, OpenAI e The Boring Company. A Bloomberg estimou que apenas $7 bilhões estejam vinculados a ativos materiais, como imóveis, carros etc. 

Dessa forma, Musk detém 0,15% de seu patrimônio em dinheiro líquido, o restante, 99,85%, está empregado em empresas que geram cerca de 110.000 empregos. 


Você pode curtir também ler estes textos aqui:

ELON MUSK: GÊNIO, PLAYBOY, LOBISTA E LIBERTÁRIO

ELON MUSK GANHOU US $36 BILHÕES APENAS NO DIA DE HOJE

Hugo Montan

Estudante e funcionário da QR Capital.

Comentar

Posts Recentes

Carteiras com mais de 1000 BTCs voltaram a acumular, mostra análise on-chain

Grupo que inclui os maiores investidores de Bitcoin tem aumentado compras enquanto o preço segue…

3 horas atrás

Personagem de Billions sofre ataque cardíaco em teaser da nova temporada e derruba ações da Peloton

Teaser da sexta temporada da novelinha favorita do mercado financeiro mostra Wags sofrendo um ataque…

5 horas atrás

Moody’s rebaixa nota de El Salvador por investimento em Bitcoin

Agência de risco mundialmente famosa por ter avaliado títulos subprime como de baixo risco, Moody’s…

8 horas atrás

Capitalização das ‘NFTs de macacos’ cresceu 50% no último mês

Adquiridos por diversas celebridades, a capitalização da coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC) em tokens…

3 dias atrás

Planta da Shell feita para capturar carbono está emitindo mais carbono do que capturando

Além de milhões de barris de petróleo, a refinaria Quest CCS de propriedade da Shell…

3 dias atrás

Elon Musk critica Twitter por perder tempo com NFTs enquanto ignora golpistas

Golpistas se utilizando da imagem de figuras públicas tem infestado a rede social, cujo foco…

3 dias atrás

Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.

Política de Privacidade