Nathan Allman, CEO da Ondo Finance, acredita que a tokenização de ativos do mundo real (RWAs) será predominante no mercado financeiro nos próximos cinco anos.
Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
Nesta quarta-feira (16), durante uma conferência de imprensa na Consensus 2025, em Toronto, no Canadá, ele previu que a maioria dos valores mobiliários públicos nos Estados Unidos terá a liquidação por meio de blockchains. O BlockTrends esteve presente.
Além disso, segundo o CEO, os investidores nem irão perceber que estão utilizando essa tecnologia. “O usuário comum não saberá que está utilizando uma blockchain para liquidar seus ativos. Nem mesmo qual blockchain está sendo usada. Essa parte toda será abstraída”, afirmou Allman.
Ele destaca que plataformas não nativas do universo cripto, como a Robinhood, estão ingressando nesse mercado. Além disso, estão desenvolvendo experiências de uso cada vez mais amigáveis para compra, venda e transferência de valores mobiliários tokenizados.
“Hoje, o sistema de liquidação de valores mobiliários é muito fragmentado e regionalizado. Você tem a DTC nos EUA, a Euroclear, a Clearstream e várias outras na Europa. É muito desafiador, na verdade, e lento, mover valores mobiliários de uma região para outra”, explicou.
Portanto, com a tokenização no back-end e a abstração desse processo, o CEO diz acreditar que o ambiente DeFi será capaz de mover valores mobiliários pelo mundo de forma muito mais barata, rápida e acessível. A Ondo Finance, fundada por Allman, está na vanguarda dessa transformação.
A empresa lançou recentemente a rede de testes da Ondo Chain, uma blockchain de camada 1 projetada para ativos tokenizados do mundo real. O lançamento da rede principal tem previsão de ir ao ar neste ano.
Desse modo, visando conectar os mercados de capitais tradicionais com as finanças descentralizadas (DeFi) . A rede conta com validadores autorizados para verificar transações e garantir dados financeiros precisos, além de oferecer suporte a staking de ativos tokenizados e interoperabilidade entre blockchains.
Ademais, Allman também tem liderado discussões com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) sobre a criação de um sandbox regulatório para facilitar a emissão segura e em conformidade de títulos tokenizados.
Ele acredita que, com uma nova administração em vigor, pode levar de dois a três anos para atingir uma adoção significativa de ativos tokenizados do mundo real.
Por fim, vale ressaltar que a tokenização de ativos está ganhando força globalmente, com instituições e governos explorando o processo em busca de ganhos de eficiência operacional, como liquidações mais rápidas e maior acessibilidade do investidor. Desse modo, o mercado de RWAs tokenizados pode crescer para trilhões de dólares ao longo desta década, segundo projeções de empresas como McKinsey e BCG.
“Daqui a cinco anos ou mais, acredito que a maioria dos valores mobiliários com negociação pública nos EUA terá uma liquidação em infraestrutura de blockchain. Haverá muito mais interoperabilidade entre valores mobiliários de diferentes regiões, o que ampliará dramaticamente o acesso aos ativos financeiros”, finalizou.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com
Desde 2022, o Fed tem mantido uma política monetária restritiva, com aumentos sucessivos de juros…
A carteira-alvo, que pertencia ao regime iraniano e supostamente servia para driblar sanções internacionais, mantinha…
Zanatta também levantou preocupações sobre a viabilidade técnica de tributar transações peer-to-peer.
De acordo com o anúncio, a Prenetics adquiriu 187,42 Bitcoins a uma média de US$…
Segundo o edital, os softwares deverão ser implementados em 15 capitais brasileiras, com destaque para…
A decisão foi aprovada nesta semana pelo gabinete tailandês e comunicada publicamente pelo vice-ministro das…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade