O mercado está apenas olhando para um lugar específico, e deixando de olhar para uma métrica bastante importante para avaliar uma valorização do Bitcoin nos próximos dias. Essa é uma das várias análises de Cauê Oliveira, analista Onchain do BlockTrends PRO. Para ele, o mercado olha para o ocidente, mas esquece que liquidez também surge no oriente.
“A China vai literalmente começar a imprimir dinheiro e os EUA também, em breve. Às vezes é melhor focar numa única informação do que em várias. Nesse caso: liquidez”, afirmou o analista no X, antigo Twitter. O analista observa as injeções de liquidez do Banco Popular da China (PBoC) via operações de Reverse Repo e o movimento do Bitcoin durante o mesmo período.
Conheça cinco métricas semelhantes para conhecer o Bitcoin a fundo
Ao focar na área em vermelho no gráfico de injeções de liquidez, entre meados de 2023 e 2024, é possível observar paralelos claros. O gráfico mostra os esforços de estabilização econômica da China e, pode comparar-se com a valorização do Bitcoin.
O reverse repo, ou operação de recompra reversa, é um mecanismo usado pelos bancos centrais, como o Banco Popular da China (PBoC). Desse modo, o objetivo é controlar a liquidez no sistema financeiro.
No contexto da China e do gráfico acima, o reverse repo refere-se a uma operação em que o banco central compra títulos de dívida de curto prazode instituições financeiras, com o acordo de revendê-los em uma data futura. Ou seja, o governo injeta liquidez nos bancos e recompra suas dívidas.
Conheça cinco métricas semelhantes para conhecer o Bitcoin a fundo
A área destacada no gráfico das operações de Reverse Repo mostra que a China intensificou significativamente suas injeções de liquidez no mercado entre julho e setembro de 2024. Durante esse período, o Banco Popular da China injetou volumes imensos. Os valores frequentemente superaram 680 bilhões de yuans (CNY), um dos maiores volumes já registrados no curto prazo.
Portanto, as injeções de liquidez refletem uma tentativa de evitar desaceleração econômica, controlar a inflação e estimular setores estratégicos. A frequência e o valor elevado dessas injeções indicam a preocupação do governo chinês em sustentar a economia em meio a crises internas.
Portanto, mais liquidez também resulta em mior disposição e capital do setor privado para investir em ativos diversos. O Bitcoin, e ativos que o mercado ainda enxerga de risco, na maioria das vezes captura grande parte dessa liquidez.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com
A história pode não se repetir, mas rima. E os entusiastas da indústria dançam ao…
Na época, Thomas foi contratado para criar um vídeo animado explicando como o Bitcoin funcionava.
É bastante curioso, uma vez que a França mantém uma posição de destaque no mercado…
A breve queda fez um papel de limpar a alavancagem do mercado, e isso entrega…
Apesar do recuo para abaixo de US$ 100 mil nos últimos minutos, o Bitcoin atingiu…
Para Vinicius Bitelo, analista de criptoativos do BlockTrends PRO que recomenda a Sui há semanas,…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade