Em entrevista ao BlockTrends Daniel Maeda, diretor da CVM, falou um pouco sobre o mercado de derivativos cripto no Brasil. A conversa, que aconteceu durante a Digital Assets Conference, organizado pelo Mercado Bitcoin, foi no contexto da novidade que a CME Group anunciou também no evento.
Conforme noticiou o Cointelegraph, a maior bolsa de derivativos do mundo lançou o primeiro contrato de Bitcoin com liquidação semanal. O Bitcoin Friday Futures é um contrato semanal com data de liquidação às sextas-feiras. Ao diretor da CVM, o BlockTrends perguntou se a novidade abre espaço para derivativos cripto no Brasil de forma mais ampla, que hoje não é tão liberal quanto nos EUA, por exemplo.
Maeda disse que esse é sim um tema latente na Comissão. “A gente tem recebido consultas de participantes de mercado e, provavelmente, o Colegiado deve ser instado a se manifestar sobre esse assunto”, disse.
“Óbvio, como CVM, a gente tem lá nossas preocupações e questões para entender se estão direcionadas. Mas, obviamente, é do nosso interesse analisar o que surgir, verificar se essas preocupações são atendidas, ser feito de uma forma organizada. […] É de todo o nosso interesse ampliar o leque de alternativas. Porque na prática o efeito é esse, para os investidores”, afirmou.
Ao discorrer sobre o que falta, ou o que faria a CVM permitir que corretoras cripto possam oferecer derivativos de ativos digitais, Maeda disse que naturalmente seria primeira a regulação do ativo em si. “Acho que havendo uma chancela da CVM para a oferta do produto em si, aí, obviamente, isso aparecer na plataforma dos intermediários é um passo natural”, afirmou.
Conforme disse, não é uma discussão simples, e deve levar bastante tempo. “É lógico que a gente trata esse assunto com bastante prioridade na CVM, como todo mundo percebe. A gente deve ter alguma coisa no médio prazo para o ano que vem”, revelou. “Acho que afirmar esse ano é ser ambicioso demais. Mas para o ano que vem a gente deve ter alguma coisa”, finalizou.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com
A história pode não se repetir, mas rima. E os entusiastas da indústria dançam ao…
Na época, Thomas foi contratado para criar um vídeo animado explicando como o Bitcoin funcionava.
É bastante curioso, uma vez que a França mantém uma posição de destaque no mercado…
A breve queda fez um papel de limpar a alavancagem do mercado, e isso entrega…
Apesar do recuo para abaixo de US$ 100 mil nos últimos minutos, o Bitcoin atingiu…
Para Vinicius Bitelo, analista de criptoativos do BlockTrends PRO que recomenda a Sui há semanas,…
Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site e ajudar em nossos esforços de marketing.
Política de Privacidade