Nesta semana, o Flamengo anunciou a parceria com a Socios.com para o lançamento e venda de seus mais novos fan tokens. Até então, no Brasil apenas o Atlético Mineiro, Cruzeiro, Vasco e Corinthians haviam lançado seus tokens.
O sucesso dos Fan Tokens marcaram de vez a inserção do mercado criptográfico no meio esportivo, com os gigantes do futebol mundial comercializando seus próprios tokens e concedendo diversas utilidades a esse tipo de ativo digital. Barcelona, Juventus, PSG e Milan são apenas alguns exemplos dos clubes europeus que comercializam seus próprios tokens em parceria com a Socios.com.
Com a chegada desse tipo de ativo no futebol brasileiro, muito se fala sobre a popularidade e adoção por parte dos torcedores, mas são poucas as pessoas que de fato compreendem o funcionamento e as funções dos tokens.
Tendo isso em vista, vamos explicar aqui tudo que você precisa saber para entender como funcionam os tokens do seu time do coração:
É natural que principiantes do mercado não compreendam a diferença entre criptomoedas e tokens, afinal, em boa parte das ocasiões ambos os ativos são tratados da mesma maneira, sendo constantemente confundidos.
Basicamente, uma criptomoeda como o Bitcoin possui uma blockchain própria, um sistema de registro de dados totalmente voltado e construído para o funcionamento do ativo digital. Um token é construído tendo como base uma blockchain já existente, como a blockchain do Ethereum que possibilita o desenvolvimento de projetos dentro dela.
Os tokens podem ter diversas utilidades, sendo desde veículos financeiros que servem como dinheiro (Payment tokens), até cupons de desconto (Utility tokens).
Dessa forma, um fan token se enquadra na grade dos Utility Tokens, uma vez que ele fornece uma série de benefícios ao seu detentor. Ao possuir determinada quantidade dos tokens, o torcedor ganha acesso a uma variedade de regalias do time, como poder de voto em decisões internas, experiências, descontos promocionais entre outros.
Um fan token comumente varia de acordo com os acontecimentos internos do clube e seu respectivo desempenho nos campeonatos. Um grande exemplo disso foi a valorização de mais de 132% experienciada pelo token do PSG com a contratação de Messi.
Os tokens são comprados principalmente no crypto exchange Socios.com, empresa que é responsável pelo desenvolvimento do Chiliz (CHZ). A empresa desenvolve os fan tokens tendo como base o Chiliz, que é exatamente o que une esses dois universos e possibilita a interação entre os torcedores.
Os fan tokens concedem ao time mais uma forma de monetizar sua base de torcedores, que são impulsionados pelo seu clubismo e muitas vezes pelo mercado especulativo por trás dos ativos. A prática de se adquirir tokens de diferentes times tendo em vista a conquista de lucros futuros tem aumentado à medida que cada vez mais pessoas embarcam nesse mercado.
Um clube pode, por exemplo, emitir uma nova oferta de tokens em busca de arrecadar capital para lidar com suas próprias despesas, da mesma forma que governos tradicionalmente emitem títulos.
No começo deste mês, o Corinthians arrecadou mais de R$8,8 milhões em apenas duas horas com o lançamento de seu token, o SCCP. Ao todo foram emitidas 850 mil unidades de $SCCP e cada torcedor pode adquirir no máximo 50 ativos por vez.
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