Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Campos Neto apresenta super App com stablecoins e real digital

Integrador deve agregar informações de todos os bancos, além de integração com o Pix e funcionar como carteira digital.

Inovação tecnológica e a economia brasileira foram os temas principais de um evento organizado pela Febraban com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.

Durante a transmissão online, ele explicou como deve funcionar o sistema aberto de dados financeiros, conhecido como Open Finance. Campos Neto mostrou um super aplicativo, que deve agregar todas as movimentações financeiras do usuário.

Nele, será possível usar e custodiar moedas como o real digital e stablecoins, afirma o presidente do Banco Central. O aplicativo também terá integração com o sistema Pix e deve funcionar como uma carteira digital.

“Isso aqui é basicamente um teaser do que vai ser essa integração que eu tô dizendo. Ao invés de você ter no seu celular vários apps, de vários bancos, você vai ter algum tipo de integrador, que vai ser feito de forma privada.”

Integrador financeiro (Imagem: Febraban)

Real digital é uma ponte para o DeFi


A tokenização da economia também foi pauta durante o evento organizado pela Febraban recentemente. O encontro discutiu como acontecerá a adoção do real digital no país e também teve a presença de Fernando Haddad.

De acordo com Campos Neto, a CBDC brasileira funcionará como uma ponte entre a economia do Brasil e soluções DeFi. Para ele, o real digital faz parte de uma estratégia de digitalização da economia que envolve ainda o Pix e o sistema Open Finance.

Embora não tenha comentado sobre quando o real digital será lançado oficialmente, a CBDC brasileira deverá reduzir o uso de dinheiro impresso no país. Ao discursar sobre o projeto da moeda, Campos Neto explicou que muitos bancos centrais estão se afastando do mundo digital.

“A parte do real digital, é uma ponte pro ambiente DeFi, a gente tá trazendo o mundo digital pro sistema bancário. Vários outros bancos centrais tão fazendo o contrário. Estão, na verdade, expulsando o sistema digital do sistema bancário.”

O evento organizado pela Febraban está disponível no Youtube através do Canal Poder360:

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas